postagensdesembroPrancheta 4

UKIYO-E

Desenvolvido a partir do século XVII no Japão, o ukiyo-e é um gênero de gravura em xilogravura que representa uma das tradições artísticas mais conhecidas do Japão. A técnica foi popularizada a partir da acessibilidade que a produção em massa proporciona e alcançou visibilidade internacional desde o século XVII, intensificada com a abertura dos portos japoneses em meados do século XIX, influenciando o olhar e a produção de artistas modernistas europeus.

Intimamente associado ao período Edo (1615-1868), marcado pela urbanização do país, o ukiyo-e retratava cenas da vida urbana japonesa da época, em resposta à demanda de uma nova classe social ascendente de comerciantes e artesãos, que acompanhava o florescimento da cultura popular e o comércio de obras de arte proporcionado pelo período, marcado por relativa paz no cenário político.

“‘Ukiyo’ (浮世) significa “mundo flutuante” e é uma alusão bem-humorada à expressão budista homófona 憂き世, “mundo doloroso”, para abordar a transitoriedade de um mundo de dor no qual se deve buscar a libertação. Por esses artistas, o termo foi reinterpretado para se aplicar a uma ideia de um novo mundo de prazeres terrenos que estava se expandindo com a aparente prosperidade do período Edo. A partícula “e” (絵), por sua vez, determina uma imagem, figura ou cena. Assim, o ukiyo-e ficou conhecido como gravuras do mundo flutuante.” (UKIYO-E: INFLUÊNCIAS NO OCIDENTE, COM CLAUDIO MUBARAC – Japan House SP)

TOCAPU

TOCAPU Tocapu foi uma forma de arte decorativa usada no Império Inca, presente em várias mídias, como tecidos, cerâmicas e

Read More | Leia Mais